domingo, 28 de novembro de 2010

"Elaine de Jesus fez o melhor CD Pop pentecostal do Brasil"

Ela pode até ter recebido várias críticas sobre sua mudança radical em ralação aos seus CDs tradicionalmente pentecostais como "Até o Fim"(2001), Muito especial"(1999), "Sem comparação(2002)" e "Pérola, mas temos que ser coerentes com nós mesmos, Elaine fez o melhor CD pop pentecostal já produzido por uma cantora desse segmento, e não há quem consiga fazer o que ela faz.

Não estou falando do CD "Sala do Trono"(2006) que deixou os fãs da cantora abalados pelo forte impacto que o CD causou com arranjos modernos deixando à todos em estado de perplexidade total (sei que isso é exagero, mas é para deixar bem claro como um CD diferente causa um choque nas pessoas). Quando o Sala foi lançado muitos disseram que aquele era o CD da série louvor e adoração de que foi citado no encarte do CD "Pérola", por isso muitos a ouvir o CD (assim como eu) logo perceberam que bastava apenas de um CD pentecostal mas com mudanças significativas em seus arranjos. Aí surgiu a idéia do pop, que nada mais é do que algo moderno, novo, aquilo que no início parece ser estranho. Elaine causou e aí vinheram as imitações de várias cantoras desse segmento, como Lauriete a lançar o CD "Fé"(2008) e "As águas"(2009), Cassiane lançando o "Faça diferença"(2007) deixando claro sua nova forma musical em algumas músicas desse trabalho, Vanilda Bordieri lançou o CD "Som do meu povo(2008) e que também apresentava alguns arranjos mais modernos e diferentes...e assim por diante.

O CD que quero comentar hoje não é o "Sala do trono", mas o que veio depois deste, o "Transparência". Um CD extraordinariamente produzido por dois grandes maestros dessa nação abençoada por Deus, Rogério Vieira e Melk Carvalhedo.

"Transparência" é um CD que quando comprei em 2008 confesso que não me agradou em nada, apenas algumas músicas me fizeram ouvi-lo (as que eram pentecostais tradicionais). O CD inteiro é pop pentecostal e talvez por isso não agradou a muitos. Mas de alguma forma este Cd foi me conquistando e atualmente ele é um dos meus preferidos, como digo, está guardado em um lugar de honra na minha prateleira de CDs! (rs).

Desde a música "Dono do milagre" até a última "Tocar teu coração", podemos sentir uma vontade profunda de que temos que adorar a Deus com todas as nossas forças. "Cristão" é música que dá um "Up" no CD (entre outras), é a letra mais ousada do CD, algo surpreendente, gostaria muito de saber onde o compositor Anderson Freire foi buscar uma inspiração tão cheia de saber para escrever uma letra dessas "Se no mar eu não tocar, ele não se abrirá. Se no vale eu não passar, vida não vou profetizar" que coisa linda.

Elaine tá de parabéns, mas convenhamos, ela tem que voltar as raízes pentecostal, e foi o que ela fez esse ano com o CD "Celestial". Quer dizer, não está totalmente pentecostal, continua um pouco pop, mas deu para perceber que Elaine fez um trabalho com arranjos simples mas com muita ousadia.

Não é a toa que a esperança de muitos fãs da cantora, é que ela lance um CD de abalar as igrejas pelo Brasil assim como o "Pérola" e "Até o fim". A torcida agora é que no próximo CD da cantora ela retorne com grandes composições, um encarte cheio de fotos, um projeto gráfico de alta qualidade, arranjos fortes, poderosos agudos que se tornaram um marco nos CDs da cantora, e claro, que ela possa novamente produzir seu CD com o produtor que a fez ser o que é desde 1999 com o CD "Muito especial", Jairinho Manhaes.

1 comentários:

Oliver Jones disse...


I've been exploring for a bit for any high quality articles or weblog posts in this sort of area . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this site. Studying this information So i am satisfied to convey that I've an incredibly good uncanny feeling I discovered just what I needed. I most undoubtedly will make certain to don?t overlook this site and give it a glance on a continuing basis. all of craigslist